quarta-feira, 27 de abril de 2011

História do Dia das Mães




Os Gregos comemoravam e prestavam homenagens a Deusa Reia, mãe de todos os seres, com oferendas á essa Deusa.

Os romanos faziam uma festa que durava 3 dias (entre 15 e 18 de março), assim como realizavam festas á Deusa Cibele, mão de todos os Deuses.

Somente com o cristianismo ganhando força a celebração começou a ser realizada á Virgem Maria, mãe de Jesus.

Na Inglaterra do século XVII, faziam o domingo das mães. Onde os filhos que trabalhavam longe ganhavam o dia para ver suas mães. Assim, davam presentes.

Nos EUA, em 1904 a idéia de criar do Dia das Mães foi proposta por Anna Jarvis. Pois sua mãe havia sido um exemplo de grande mulher, ajudando na Guerra Civil Americana. Os pedidos foram atendidos e em 1914 o Congresso Norte Americana (aprovado por Woodrow Wilson) declarou em lei o Dia das Mães, como festa nacional. Após essa iniciativa outros países adotaram essa data no calendário. Espalhando-se pelo Mundo todo, porém com grande caráter comercial. Anna Jarvis ficou desapontada com o intuito comercial e tentou modificar isso com uma campanha contra a comercialização desta data em 1923, mas pouco conseguiu mudar.

No Brasil, Japão, EUA, Turquia e Itália, se realiza o Dia das Mães no segundo domingo de maio,data instituído pela associação cristã de moços, em 1918. Oficializada pelo presidente Getúlio Vargas em 1932.

Por Gabriela Zequini

Astrologa Humanista



Faça o Mapa Astral de sua mãe e ganhe sua avaliação lunar!