sexta-feira, 1 de março de 2013

Ano Novo Astrológico 2013

Ano passado dei uma palestra sobre o início do Ano Novo segundo á Astrologia.
Este Ano, por estar em outra cidade postarei sobre o tema.

Na Astrologia, consideramos os 12 signos do zodíaco. Marcamos o inicio do Ano com a entrada do signo do Sol em zero graus de áries.

São 12 os signos que se sucedem ao longo do ano. E é o sol que, à medida que passa por essa seqüência zodiacal, ilumina e marca o ponto da roda, lentamente, dia após dia. A cada mês, um novo signo. Percebemos sua passagem pela alternância das estações do ano, o frio ou o calor, a queda das folhas dos galhos, vazios, ou a fartura dos tons de verde, as flores, as frutas...
O Ano Novo tradicional existe por datas estipuladas pela cultura Cristã que vivemos, sem nenhum desmerecimento á ele, mas realmente acreditamos que entramos no Ano Novo no Equinício de Março, com a entrada do signo de Áries. É quando o dia fica extamente igual á noite devido ao ângulo que a Terra se encontra.

Segundo á Wikipédia:

Na astronomia, equinócio é definido como o instante em que o Sol, em sua órbita aparente (como vista da Terra), cruza o plano do equador celeste (a linha do equador terrestre projetada na esfera celeste). Mais precisamente é o ponto no qual a eclíptica cruza o equador celeste.
A palavra equinócio vem do latim, aequus (igual) e nox (noite), e significa "noites iguais", ocasiões em que o dia e a noite duram o mesmo tempo. Ao medir a duração do dia, considera-se que o nascer do Sol (alvorada ou dilúculo) é o instante em que metade do círculo solar está acima do horizonte, e o pôr do Sol (crepúsculo ou ocaso) o instante em que o círculo solar está metade abaixo do horizonte. Com esta definição, o dia e a noite durante os equinócios têm igualmente 12 horas de duração.[2]
Os equinócios ocorrem nos meses de março e setembro quando definem mudanças de estação. Em março, o equinócio marca o início da primavera no hemisfério norte e do outono no hemisfério sul. Em setembro ocorre o inverso, quando o equinócio marca o início do outono no hemisfério norte e da primavera no hemisfério sul.




Postarei em pouco tempo sobre o Ano Novo de 2013 e o ritual que costumamos fazer!!!

Obrigada